domingo, 21 de julho de 2013

Edimburgo

Como a maioria de vocês deve saber, terminei o meu curso de inglês de seis meses e já aproveitei para viajar pela Irlanda e Reino Unido por 15 dias. Já tinha ido para Galway e Belfast, mas como a minha tia Cacá veio do Brasil para conhecer o país, decidi levá-la nessas duas cidades e visitá-las novamente. Aproveitamos para ir para as Aillwee Caves (ou Yellow Caves) e os Cliffs of Moher com meu irmão Marcel, que agora também está morando na Irlanda, mas escolheu Galway como residência. Seguem algumas das fotos dessa primeira etapa.

 Marcel observando a ossada de um urso que costumava hibernar na caverna
A gente nos Cliffs. Mesmo no verão, venta e faz um friozinho

Depois disso, a Cacá e eu seguimos para Belfast para ver a Rope Bridge e a Giant's Causeways.

Atravessando a ponte



 Do lado de lá da Rope Bridge
Diz uma lenda que essas pedras formavam uma ponte, que foi destruída na briga de dois gigantes


 Também passamos em frente ao museu do Titanic, mas não o visitamos por uma questão meramente $$$
Não sei quem é a intrusa que apareceu na letra I
Eles tem marcado no chão o tamanho exato do navio. Eu, que não sou boba nem nada, resolvi ter meu momento Leonardo DiCaprio

E, enfim, pegamos o voo da Ryanair rumo à Edimburgo (ou, como eles pronunciam, Édinbrá). Pagamos por esse voo míseros 24 euros. Pasmem! Sim, viajar comprando com antecedência e apenas com a mala de mão, pela Europa, é extremamente barato... então, as pessoas que não são bobas, aproveitam e muito. Isso me leva a pensar por que a passagem aérea Rio - SP é tão cara.

Edimburgo foi a cidade que mais me encantou. Toda construída em pedras, o centro dela é encantador! Você não sabe para onde olhar. As pedras escureceram e acabam tendo uma aparência de suja. O prefeito mandou limpar tudo, mas descobriram que era uma característica do material delas, não sujeira. Toda a cidade gira em torno de um grande castelo construído no alto de um morro. O povo não mora no centro. Então, depois que as lojas fecham, ele chega a ficar meio vazio. Eles, assim como os irlandeses, detestam os inglêses. E dizem isso abertamente. Incrível!

 Vista de uma das ruas do centro

 A cidade gira em torno daquele castelo lá no alto
 Vista do alto do castelo

Uma hora da tarde

Vista do alto do castelo
Calton Hill, um dos parques no centro de Edimburgo

Pena que o áudio ficou ruim por causa do vento!

Como não poderia deixar de ser, resolvi dar um pulinho até o Lago Ness para ver se conseguia encontrar o Nessy. Fiz um passeio de apenas 13 horas por algumas cidades até o passeio de barco que dura em torno de uns 40 minutos. O passeio está bem explicadinho nesse blog aqui. Um segredo: as águas do Ness são da cor da Guiness. Suspeito, não? rs. Também não encontrei nenhum highlander por lá. (só os da velha-guarda vão entender esse referência aqui). Ah sim, passamos por alguns lugares em que foi filmado Coração Valente. No entanto, apenas 30 % dele foi filmado lá. O resto foi por aqui, na Irlanda. Legal, né?!

Ruínas do Urquhart Castle, nas margens do Ness

Onde está Wally?
Passeio de barco 
Procurando o Nessy?