quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

De Pijama no Mercado

Já tinha ouvido falar deste estranho costume irlandês: ir ao mercado de pijama. Entretanto, custei a acreditar que fosse verdade. Achei que, como tantas outras coisas, fosse apenas um boato sem fundamento. Hoje, depois do que aconteceu, mudei completamente de ideia.

A italiana doida que mora comigo, e que eu gosto cada dia mais, resolveu retocar a tinta vermelha dos cabelos. Enquanto esperava secar, resolveu que queria descer até o Tesco (mercado) que tem exatamente embaixo do prédio para comprar cervejas. Para que ela não fosse sozinha lá com o cabelo todo pintado, uma roupa surrada e suja de tinta e uma touca estranha na cabeça, sua amiga irlandesa resolveu enrolar o cabelo numa toalha e ir junto.

Esta foto é meramente ilustrativa, pai

Quando as vi assim, tive um acesso de riso que durou uns bons minutos e as deixou sem entender o que estava acontecendo. Quando expliquei, falaram que era uma coisa tão absolutamente normal por aqui que levariam até os ursinhos de pelúcia que temos para me provarem isso. Claro que, como boa curiosa que sou (uma curiosidade puramente antropológica, claro!) desci junto para verificar se as pessoas estranhavam ou não.

Andamos pelo mercadinho e encontramos mães com crianças, jovens, homens adultos... e absolutamente ninguém dava bola. Foi até um pouco decepcionante! Eu era a única que estranhava a situação. A caixa até comentou que gostou da cor da tintura dela. Que pintou também os cabelos ontem, mas não gostou da cor que usou.

Isso me chamou bastante a atencão: será que somos assim tão rigorosos e não temos nada melhor para fazer a não ser julgar os outros? Ou será que os europeus são realmente loucos?

10 comentários:

  1. Maíra
    acho que os dois. Nós nos preocupamos muito com nossa aparência. Roupas novas sempre. não repetir muito uma roupa em festa e o pessoal aí numa boa.Mas por outro lado acho que quem fica muito tempo sem sol e com tanta chuva como vc fala, deve deixar os europeus meio maluquinhos, rsss

    ResponderExcluir
  2. Cada um deve se vestir e andar da maneira que se sinta bem. Nós damos valor demais para as opniões dos outrso. Devemos repensar os nossos valores daquilo, ou que ação de que de fato nos ferem. Estilo de vida, moda ou simplesmente o jeito particular (mesmo que nos seja estranho) de cada um com certeza não causa nenhuma dor física!!!
    VIVA E DEIXE VIVER!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não deixou nome e pelo tipo de resposta, creio que foi minha mãe ou minha tia... rs. Concordo com tudo o que escreveu. A gente perde muito tempo nos preocupando com coisas fúteis.

      Excluir
  3. Preciso confessar que ADORO sair na rua de pijama. Fazia isso na Austrália, pra comprar café ou pra ir no mercado (mas normalmente eu colocava um casacão por cima pq fazia mto frio; no calor eu costumava trocar de roupa pra não passar o dia suando no pijama que ia usar de noite, rs), e outro dia fiz isso aqui em SP mesmo, pra ir na depilação... Mas o pior mesmo foi quando fui pra um casamento de pijama. Mas tava todo mundo de bermuda e regata do corinthians, eu não tava tão fora de contexto!!! hahahahah!
    Ai, obrigada, precisava mesmo fazer essas confissões hahah =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, eu ainda não tentei fazer essa proeza. Talvez, um dia, quem sabe tomo coragem... rs. Entretanto, só coloco pijama para dormir mesmo. Agora, ir de piajama para um casamento? Como assim????

      Excluir
    2. Ah, eu fui vestidinha bonitinha, mas lá pras tantas o pessoal começou a colocar roupas mais, digamos, despojadas... pq o casamento foi de dia, num sítio, então a galera já tava caindo na piscina. Eu não tinha levado outra roupa, só tinha o pijama e uma calça jeans + regata pro dia seguinte. Como tava um calor fenomenal, coloquei o pijama, que era mais fresco! Mas calma, ele não tinha taaaanta cara de pijama, nada de ursinhos dizendo boa noite nem nada.... hahaha!

      Excluir
    3. Ah bom, Paula. Agora você me deixou mais tranquila. Na minha cabeça, já veio uma imagem de você usando um típico pijama listrado... rs

      Excluir
  4. 1 - Adoro suas "notas de rodapé" para seus pais... rsrs
    2 - Acho que é melhor estarem de pijama do que pelados não é mesmo? Hahahahaha
    3 - Aposto que tem muitos estrangeiros que devem nos achar doidos por andarmos no calorão em SP de calças, sapato fechado, enquanto eles derretem suas peles branquinhas em bermudas/shorts, vestidos e chinelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Cin, vou te contar outra história sobre isso. Uma professora da escola disse que um aluno brasileiro perguntou para ela se era comum os irlandeses saírem para correr na rua pelados. Ela disse que não e perguntou porque. Aí o aluno mostrou uma foto que tirou de um cara peladão correndo na rua... rs. Viu? Eles são estranhos mesmo!

      Excluir
  5. Quando vc for, fotografa! Rs

    ResponderExcluir