Como já estou com endereço definitivo aqui em Dublin, chegou a hora de iniciar os preparativos para o visto de estudante. Comecei tendo que dar entrada no pedido do PPS. Para me acompanhar, a escola disponibilizou uma funcionária deles, a Patricia: super simpática e solícita. Enquanto esperávemos pelo atendimento, aproveitei para conversar bastante com ela e treinar meu inglês. Ainda é difícil entender algumas coisas do sotaque irlandês e ela me explicou que também tem essa mesma dificuldade quando conversa com alguém de Cork e que por conta disso não recomenda que as pessoas estudem nesta cidade.
Enquanto esperava, fiquei imaginando que se aquela situação ocorresse no Brasil, muita gente já estaria reclamando. Diversos guichês vazios, atendentes sem chamar ninguém e fazendo sei lá o quê, uma demora interminável para resolver o problema de uma única pessoa. O engraçado é que os irlandeses estavam lá, esperando pacientemente, enquanto eu bufava. Acho que ainda não perdi a minha pressa paulistana.
Quando chegou a minha vez, Patricia sentou comigo na mesa, mas quase não precisou fazer nada. Recebi um formulário com dados básicos, preenchi, assinei, entreguei a carta da escola, tirei uma foto e foi só isso. Não entendi por quê das outras pessoas demoravam tanto. Foi tão simples.
Cabe aqui uma explicação. PPS é como se fosse um CPF deles aqui. Você só pode trabalhar se tiver um. Você só pode dar prosseguimento no visto se tirá-lo primeiro. Então, agora só me resta aguardar o envio dele para a minha casa, pelo correio. O que deve levar em torno de uma semana.
Neste meio tempo, continuo tendo dificuldades nas aulas de inglês. Meu professor é muito bom, mas tenho a impressão de que a matéria é sempre muito corrida. A gramática não é mais ensinada porque supõem-se que o aluno saiba de tudo e não precise mais. Entretanto, eu preciso sim. Preciso relembrar muita coisa que já aprendi, mas também já esqueci. E o tempo para fazer os exercícios durante as aulas é curto. Entendo que muita gente vá ficar pouco tempo aqui e tem pressa, mas eu não.
Estou pensando em pedir para voltar para o Intermediário, mas ainda não me decidi. Realmente, as aulas lá estavam muito fáceis. Acho que eu precisaria de uma turma entre uma classe e outra, mas não tem... rs. Soube hoje que irão trocar nosso professor na semana que vem. Talvez seja melhor esperar para ver como ficarão as coisas. Talvez depois de uma semana, se ainda achar complicado, conversar com o novo professor também.
Desde que cheguei (há vinte dias), ontem foi a primeira vez que fiquei triste aqui. Não recebi notícias muito boas do Brasil (mesmo longe, a gente acaba ficando com a cabeça nas coisas daí) e juntando isso ao fato que estou com gripe há uns quatro dias e TPM... aí já viu, né?! Fiquei sem vontade de fazer nada (apesar de ter limpado boa parte do apartamento), triste, me questionando se fiz a coisa certa vindo para cá.
Enfim, continuo gripada e com bastante tosse. Estou tomando remédio: naldecon, xarope e chá para gripe. Entretanto, acho que a questão é ter paciência mesmo e esperar passar.
Fiz um videozinho filmando o novo apartamento em que estou e postarei assim que terminar de baixar no youtube.
Má muita força pra vc aí!!! abração do seu primo Vinicius!!!
ResponderExcluirValeu, primo querido! Beijos e saudades de todos
Excluir