domingo, 24 de fevereiro de 2013

No Xilindró de Kilmainham Gaol

Pai, preciso confessar uma coisa muito importante para você: estive na prisão da Irlanda. Calma! Muita calma nesta hora. Eu explico: fiz um dos passeios mais legais e interessantes daqui! Visitei a prisão famosa por ter abrigado (e executado) um monte de líderes das revoluções irlandesas.

O lugar é bem escuro, um pouco claustrofóbico e tem um quê de tristeza muito grande. Provavelmente por conta de todo o seu passado de sofrimento e mortes. Você consegue sentir um pouco de tudo isso quando está lá dentro, percorrendo as celas na penumbra e tendo que se abaixar para passar pelos batentes das portas.

É bem complicado entender o que o guia irlandês nos contava. Eu só consegui porque tinha lido previamente sobre a história da Irlanda, sobre as revoltas, a fome e também sobre a prisão. E, ainda assim, acho que compreendi uns 50% do que o cara (que apelidamos de Santa Claus ou Papai Noel) nos dizia. Os espanhóis que estavam comigo e o francês tiveram muita dificuldade também.

Pensei em escrever um texto sobre a história deste lugar, mas percebi que já existe um muito bom, num dos blogs que mais gosto daqui. Não poderia ter feito uma pesquisa melhor do que a dela. Então, se tiver interesse, aqui vai o endereço do Vida na Irlanda.

Consegui tirar algumas fotos e fazer dois vídeos em que você consegue sentir um pouco de como é o clima lá dentro.



Está é uma miniatura da prisão que fica logo na entrada 


As celas onde ficaram os líderes revolucionários antes de serem executados 

Homens, mulheres e até crianças estiveram nessas celas e corredores

A parte mais famosa da prisão 

 Lembrou de "Em Nome do Pai"?


A cruz marca o lugar onde foi executado Padraig Pearce, um dos rebeldes conhecidos como "Os Incríveis"

SERVIÇO
Kilmainham Gaol
Inchicore Road, Dublin 8
Tel: 01 453 5984
Bus: 51B, 78A, 79 (Aston Quay)
Luas: Heuston Station (mais uma caminhada de uns 15 minutos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário