domingo, 3 de março de 2013

Jantar Multicultural

Porque intercâmbio não é só aprender inglês, não. A gente também aprende que pode cozinhar bem para não morrer de tédio com o nosso arroz-e-feijão de cada dia.

Pedi ao Pep, um italiano da minha sala que vivia dando festas em sua casa, para fazermos algo especial para a nossa turma. Então, ele apareceu com a ideia de um jantar em que cada um levaria um prato de comida típico de seu país. Pensei: Legal! Posso levar brigadeiro. O problema é que poucas pessoas iriam cozinhar e precisaria de mais gente fazendo algo.

Novamente fiquei caraminholando: o que eu sei fazer que seja típico do Brasil além de doces? Resposta: Nada! Não que eu não saiba cozinhar. Morei sozinha durante muitos anos, mas sei fazer o básico para comer no dia-a-dia. Quem me conhece sabe que minha paixão mesmo são os doces. Principalmente aquele feitos de chocolate.

A solução foi recorrer ao bom e velho google. Moqueca de camarão seria algo até relativamente simples de fazer. O problema é que nunca comi isso nem no Brasil. Como saberia se o gosto está de acordo ou não? Além disso, teria que ser algo que combinasse com os outros pratos e tinha certeza de que os italianos (que seriam os únicos que iriam cozinhar comigo) fariam pasta.

Então, pensei em Carne de Panela e depois, mudei para Carne Louca. Para me ajudar com tudo, liguei para a Velha Guarda (minhas tias e minha mãe... rs) várias vezes. Qual carne usar, o que ficaria bom, o que poderia fazer para ficar melhor. Também decidi seguir a receita do meu amigo Edu Guedes que, convenhamos, mostrou-se ser maravilhosa.

Toca comprar os ingredientes no mercado no sábado à tarde e passar o dia na cozinha. O resultado, meus amigos, foi o que vocês verão aí embaixo. Eleito o melhor prato da noite e acabou num piscar de olhos. Ele e o brigadeiro de sobremesa foi algo espetacular. Sucesso na certa!

Antes

Depois

Os espanhóis levaram uma espécie de pão com alho, mas eles também esfregam tomate nele e colocam um pouco de azeite. É uma dica muito boa porque ficou delicioso! Próximo churras, já sabem o que fazer, né? Já os italianos, como eu previa, cozinharam tortelline de espinafre com ricota e uma outra pasta mais comum com molho vermelho. Que também estavam muito bons!

As outras quatro espanholas chegaram mais tarde e perderam a maior parte da comida, inclusive a minha Carne Louca (que acabou em poucos minutos). Elas trouxeram uma espécie de bolo de chocolate que esqueci de perguntar o nome.

O resultado foi que todos adoraram a carne e nem preciso dizer nada sobre o brigadeiro, né? Quem come esse uma vez, nunca esquece... rs

Fiz dois vídeos da festinha para vocês verem como foi tudo.



__________________________________
CARNE LOUCA


Ingredientes
Carne 
3 colheres (sopa) de óleo
1 kg de lagarto
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1 cebola
1 cubo de caldo de carne
1 xícara (chá) de vinho tinto
Sal a gosto
Água para cozinhar
2 colheres (sopa) de vinagre
Molho 
1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho fatiado
1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo fatiado
2 cebolas fatiadas
1 xícara de molho de tomate
1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
1/2 xícara (chá) de salsa picada 
(Sugestão minha: acrescente um pouco de orégano ao molho)
Modo de preparo 
Em uma panela de pressão, doure a carne com um pouco de óleo. Coloque a cebola, o alho, o louro, o vinho, o vinagre, o caldo de carne esfarelado e água, o suficiente para cozinhar. Tampe a panela, deixe pegar pressão e cozinhar.
Em uma frigideira, faça o molho. Junte as cebolas, os pimentões, o tomate, o molho de tomate, a azeitona e a salsa. Acerte o sal e adicione um pouco de água para cozinhar.
Retire a carne da panela, fatie e, depois, pique com as mãos. Despeje o molho em cima dela e opte pelo acompanhamento.

6 comentários:

  1. Carne louca é de deixar todo mundo louco mesmo. Uma delícia. Fiquei com vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Van... essa carne ficou famosa. Querem que eu faça de novo, mas acho melhor não arriscar, né? Vai que foi sorte de principiante... rs

      Excluir
  2. ainda bem que não estou incluida na velha guarda, já que não me ligou para pedir dicas, ufa!!!!! em compensação pelo visto também não devo ter fama de cozinheira para ajudar, buá!!!!
    kkkkkkkkk
    Juju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tia... eu não te liguei porque você ou estaria trabalhando ou viajando... rs. Vida de marajá é outra história. Não se preocupe que consultarei você quando quiser dicas de viagem... rs

      Excluir